Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Hopi Hari sela acordo para ter personagens da Warner


O Hopi Hari anunciou hoje acordo de licenciamento de longo prazo com a Warner Bros. Consumer Products, que inclui os direitos de explorar os personagens de Looney Tunes, Liga da Justiça e Penelope Charmosa. A partir de 2012, duas das cinco áreas do parque serão retematizadas para abrigar essas figuras.

A área infantil "Infantasia" terá Pernalonga, Taz, Piu-piu, Frajola e Patolino. Os super heróis da Liga da Justiça — Super-Homem, Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Aquaman e The Flash — chegarão à área jovem "Aribabiba". Penelope Charmosa ganhará um espaço próprio.

Estão previstos novos brinquedos, lojas e restaurantes. Os personagens ainda passearão pelas ruas do parque e participarão de shows e desfiles. As lojas do Hopi Hari venderão produtos licenciados, muitos dos quais exclusivos.

O investimento para todo o período do acordo será de mais de R$ 100 milhões para atrações, marketing, promoção, propaganda e suporte de vendas. A meta do parque é dobrar o número de visitantes (atualmente, em 2 milhões por ano) e o faturamento (R$ 104 milhões em 2010) nos próximos 10 anos e reforçar sua posição como entretenimento para toda a família.

O que esperar?
Se por um lado a retematização de duas áreas do Hopi Hari deve garantir mais diversão aos visitantes, com novas atrações e personagens conhecidos pelo público, por outro lado deve ter grande impacto no conceito do parque — originalmente um país fictício. O risco é parecer metade um país fictício, metade um estúdio da Warner.

O acordo de licenciamento indica a dificuldade de se estabelecer e de se desenvolver um parque temático sem personagens e histórias famosas, que notadamente são capazes de vender ingressos por si só. O Six Flags Magic Mountains, em Los Angeles, passa por processo bem similar, com a retematização de brinquedos: uma montanha-russa genérica ganha importância ao virar a montanha-russa do Super-Homem.

Apesar de o Hopi Hari anunciar que o acordo é inédito, pelo mundo muitos parques adquiriram o direito de usar os personagens da Warner. Na Espanha, há o Parque Warner Madrid; na Austrália, o Movie World; na Alemanha, o Warner Bros. Movie World Germany (renomeado Movie Park Germany, com a perda dos direitos); e nos Estados Unidos, o Six Flags Magic Mountains.